Como ignorar CAPTCHAs online com o Safari no iOS 16

Cansado daquelas imagens CAPTCHA irritantes que fazem você se sentir como se estivesse resolvendo um quebra-cabeça apenas para fazer login online? Aprenda a usar o recurso “captcha killer” da Apple chamado Verificação automática no iOS 16.

Os CAPTCHAs podem ser bastante irritantes quando você deseja apenas tentar criar uma nova conta ou fazer login em um site. Eles servem a um propósito de segurança, mas são muito rudimentares quando se trata de soluções de segurança. A Apple espera resolver o atrito dos CAPTCHAs com um novo recurso no iOS 16.1; esse recurso, chamado Verificação automática, permitirá que os sites verifiquem se você está fazendo login em um dispositivo real e não é um bot, mas sem o processo manual que acompanha os CAPTCHAs. A solução da Apple usa sua conta do iCloud e um serviço executado pela Apple para emitir um token seguro para o site para verificar se você é uma pessoa real.

Enquanto o suporte do site para Verificação automática ainda está sendo implementado, mostrarei como ativá-lo para que, quando você encontrar um site que ofereça suporte, entre mais rápido e sem a inconveniência de resolver um teste CAPTCHA.

Este recurso está disponível no iOS 16.1 e pode ser ativado para o Safari seguindo estas etapas:

  1. Abrir configurações.
  2. Toque no seu nome no banner superior e selecione Senha e segurança.
  3. Role para baixo até Verificação automática e ative a alternância para esta opção

Ignorando o captcha através das configurações de senha e segurança do seu iPhone com iOS 16.1.

Os CAPTCHAs podem ser irritantes, mas a Apple espera resolver isso com uma caixa de seleção simples e a mágica do iCloud.

Esse recurso é compatível com iOS 16.1 e versões posteriores e pode ser ativado usando as etapas descritas acima. Uma vez ativado, em vez de precisar preencher um CAPTCHA para fazer login ou criar uma conta em um site, a Verificação automática entra em contato com um servidor iCloud seguro e verifica seu dispositivo e sua conta Apple ID. Após a verificação, um token de acesso privado é retransmitido ao site com o qual você está tentando interagir para provar que você é um usuário real.

Cobertura imperdível da Apple

Você também pode ativar esse recurso no iPadOS 16.1 ou posterior ou no macOS Ventura ou posterior. Ambos usam as mesmas etapas, exceto que o macOS Ventura passa pelo aplicativo Configurações do sistema por meio do menu Apple | Configurações de sistema.

A Apple também tem a segurança em mente quando se trata desse recurso: a Apple não sabe qual site você está tentando acessar e o site que você está acessando não pode acessar sua conta Apple a qualquer momento. O token informa ao site apenas se o seu dispositivo passou no teste e não pode transmitir informações sobre o seu dispositivo ou conta da Apple.

Esse recurso funciona apenas em sites que oferecem suporte ao sistema de verificação automática de CAPTCHA, portanto, você ainda pode obter quebra-cabeças CAPTCHA ocasionalmente, mas uma lista crescente de sites agora oferece suporte a esse sistema para verificar usuários reais com mais eficiência. Você pode ler mais sobre o sistema e como ele funciona, bem como a segurança do recurso de verificação automática, na nota de suporte da Apple.